A cidade está situada às margens do rio Doubs, na região Franche Comté. Capital regional, ela constitui a primeira cidade da região com cerca de 122.000 habitantes.
A cidade, na Antiguidade, se chamava Vesontio. Em 58 a.C., Júlio César toma a cidade e já nota sua importância estratégica ao observar o mont Coelius, mais tarde chamado de mont Saint-Étienne, cercado pelo rio Doubs. Durante a Idade Média, torna-se a sede de um arcebispado. Foi a primeira cidade que visitamos e ponto de apoio para nossas aventuras.
Personagens célebres
- Pierre-Joseph Proudhon
- Victor Hugo
- Os irmãos Louis e Auguste Lumière
- Charles Fourier
- Tristan Bernard
- Hilaire de Chardonnet
- Jean de Gribaldy
Ela situa-se a mais de 100 metros acima da antiga cidade de Besançon, é fechada em um loop magnífico e cercada pelo rio Doubs.
Notavelmente restaurada a fortaleza, hoje é um local turístico importante (mais de um quarto de milhão de visitantes por ano), devido tanto às suas próprias características e pelos vários museus. Estes museus incluem um museu da resistência, um museu que foca a vida tradicional em Franche-Comte e de arqueologia história da região, e um museu de história natural, que inclui um jardim zoológico, um insetário, um aquário, biotérios, um noctarium, um climatorium, uma exposição pedagógica sobre a evolução, jardins botânicos, e exploração de crianças. Em 07 de julho de 2008, a UNESCO classificou a Citadel, juntamente com a vizinha Fort Griffon , como Património Mundial .
0 comentários:
Postar um comentário